9/01/2007

O 11º Mandamento

A surpresa foi geral e o espanto genuíno quando o Vaticano anunciou 10 novos Mandamentos aplicados exclusivamente aos comportamentos na estrada.
Sendo que o Moyle está sempre um passo à frente, quer anunciar aqui que a aplaudida originalidade vaticana não é assim tão original, nem sequer assim tão vaticana.
De facto, poucos sabem que as tábuas da Lei entregues por Deus a Moisés continham 11 e não 10 Mandamentos, sendo estes a base de toda a moralidade e matriz civilizacional judaico-cristã de que o mundo ocidental é herdeiro.
O que aconteceu ao 11º Mandamento? Com o passar dos tempos, este preceito foi sendo esquecido, obliviado pelo impiedoso acumular dos séculos. E, se à época era fundamental para a vida das comunidades hebraicas, pois evitava enormes conflitos, foi perdendo actualidade até aos dias de hoje.
Como os nossos leitores devem estar em pulgas para saber qual era, afinal, o Mandamento, o Moyle revela:
XI – Não conduzirás as ovelhas pela esquerda dos caminhos
Duas notas finais impõem-se quanto a este Mandamento perdido, sendo ambas relativas ao Porco.
Em primeiro lugar, este Mandamento da Lei de Deus caiu em desuso devido à vitória do lobby da carne de porco, há cerca de 3.5 mil anos. O boicote à bifana e ao coirato, levado a cabo pelo lobby ovino, ainda hoje se verifica no povo judeu, tendo, no entanto, a maioria da população alinhado pelo toucinho, o que levou ao abandono progressivo daquela regra divina.
Segundo, a recuperação do Mandamento Perdido pelo Vaticano deve-se, novamente, aos suínos. Isto é, devido ao comportamento dos condutores nas estradas de todo o Mundo que não terá outra adjectivação possível que não a de suínos.

Sem comentários: