9/29/2010

Soltar a Franga

Como daqui a bocado joga o Benfica, pareceu-me boa altura para lembrar algumas palavras do treinador do clube da 2ª Circular - aquele cujo estádio não foi inaugurado num feriado salazarista e cuja inauguração não contou com a presença e patrocínio de personalidades destacadas do Estado Novo.
Todos sabem que, mais interessante que ver o jogo de uma equipa treinada por Jorge Jesus, é ver a peroração do treinador na flash interview no fim dos jogos. Independentemente dos méritos de treinador de Jesus, são as suas caneladas na língua sublimada pelo vate que o tornam uma figura a caminho do Olimpo futebolístico luso.
Depois das titubeantes exibições do novo guarda-redes do Benfica, recheadas de suculentos e apetitosos frangos, os adeptos adversários não pouparam nos considerandos sobre o galináceo atleta. Quer-se dizer, sempre que alguém pronunciava o étimo "frango" - ainda que à mesa, no talho, ou etc., tanto faz - era Roberto que vinha a baila, necessária e obrigatoriamente.
O Moyle acha mesmo que os benfiquistas festejaram ligeiramente a vitória sobre a lagartagem porque registaram apenas a expressão jesuítica «há muito frango para virar». E devem ter ficado a pensar: "Este gajo não bate com a caixa toda!", ou ainda, "Em Espanha não devem chamar às fífias dos guarda-redes pollos, de certeza, senão o rapaz nunca mais se endireita!"
De qualquer das formas, o Moyle não quis deixar passar em claro a extrema sensibilidade de Jorge Jesus no manejo da língua portuguesa, o seu tacto na escolha das palavras, e a facilidade na elaboração de bonecos.

11 comentários:

Moyle disse...

e é que o jogo correu mesmo como corre a vida a um frango no espeto.

Teté disse...

Ainda bem que não vi o jogo! ;)

Embora reconheça que o treinador cada vez que abre a boca sai asneira, com demasiados pontapés na gramática e no léxico, quer-se dizer, o moçoilo está lá para treinar, não para falar... Penso eu de que, como dizia o outro! :)

Quanto ao guarda-redes, pois, acho que jogaram no escuro... e apostaram alto! rsrsrs

Jiminy_Cricket disse...

Oi Majestade,

Os treinadores portugueses tem pérolas divinais do nosso português. (dava um livro)

A que me ficou gravada foi a de um treinador da 2ª divisão (há 400 anos atras)quando questionado sobre algo responde ao jornalista "oh meu amigo isso é o mesmo que estar a comparar o olho do cú com a feira de arraiolos" (sorry pelo português, digo eu, que ele nem desculpa pediu)

Ainda hoje utilizo esta frase quando sou questionada com variaveis que não se relacionam!


jus

clara umbra disse...

Registo o "Estamos a crescer de jogo para jogo". Que bonito! É o Benfica e a nossa dívida externa... two of a kind!

clara umbra disse...

Devo dizer que tive de googlar a fantástica expressão que a Jimini não esquece e encontrei-a (apenas) na (tb ela) fantástica caixa de comentários do blogue Grupo Desportivo Unidos da Giesteira, na variante "feira de Alvito" (é um dos últimos coments):

http://gdug.blogspot.com/2010/04/giesteira-prepara-se-para-defrontar-o.html.

Moyle disse...

Jiminy,

e eu também uso uma expressão muito semelhante e não fazia a mínima ideia de onde tinha vindo. a diferença é que a feira é na Palhaça, ou a feira de Março (nem sequer sou, ou gosto por aí além, de Aveiro. vá-se lá perceber estas coisas)

se não fosse o futebol éramos incompletos

:)

Moyle disse...

Teté,

vá lá que o rapaz tem calado os detractores com boas defesas mas foi mesmo um tiro no escuro.

como o jogo jogado não é grande coisa, safa-se o jogo falado :)

(mil perdões pela inversão na ordem de respostas:))

Moyle disse...

clara,

ahahahahhahaha. 5 estrelas :)

Moyle disse...

clara,

fui lá comprovar com os meus próprios olhos que a terra há-de comer. a não ser que eu quine no atlântico a fazer tráfico de escravos para as plantações de açúcar das Caraíbas (improvável, portanto)

clara umbra disse...

LOOOOOOOOOOOL
Oh pá, que saudades (tuas / do blogue...), prontoS. ;)

Moyle disse...

clara,

é um todo. o blog sou eu e eu sou o blog :)