3/09/2009

Gente Estúpida

Há gente mesmo estúpida. Até aqui nada de novo. Lendo este blog vocês sabem automaticamente do que se está a falar. Mas deixemos de falar no Moyle.

Saiu há uns tempos no Público uma notícia que não surpreende absolutamente nada, ou seja, Portugal tem a mais alta taxa de suicídios da Europa Ocidental. Isto levanta algumas perguntas. Sendo este torrão da Europa à beira mal plantado um país maioritariamente católico e sendo o suicídio absolutamente interdito para a Igreja, como se justifica tal número? Talvez as recentes declarações de membros da hierarquia eclesiástica estejam a levar as pessoas ao desespero. Mas isso não é importante agora. O que interessa é mesmo a estupidez humana.

Se pensaram, depois deste parágrafo, que o Moyle iria gratuitamente chamar estúpidos aos suicidas desenganem-se. O Moyle não faria isso. Vai sim chamar gratuitamente estúpidos a todos aqueles que querem ser portugueses. Numa outra notícia recente, da qual não foi possível obter o link para vocês confirmarem (está aqui outro, mais antigo, mas relativo aos anos de análise da taxa de suicídios), o número de pedidos de nacionalidade portuguesa nunca foi tão elevado [mesmo descontando os jogadores da bola que têm a Selecção Nacional fisgada para assinarem com a Nike, ou assim].

Por maioria de razão, não é para ganhar dinheiro e fazerem uma vida mais desafogada que estes imigrantes vêm para Portugal. Se é por causa do sol, há mais países onde se está melhor e que têm mais sol. Comida? Não deve ser grande coisa porque os McDonalds estão sempre cheios. Bebida? Por aí já temos assunto, mas não me parece que alguém emigre só para beber. Os que eram capazes de fazer isso já cá vivem, os portugueses precisamente. Qual é a vantagem? Talvez seja uma daquelas coisas que só quem está de fora consegue ver. Enfim, por tudo isto, só a vontade de morrer é que explica alguém querer ser português.

Mas será que com tantos países no mundo só a nós é que calham os imigrantes com tendências suicidas? Se nem já os portugueses aguentam sê-lo e estão a quinar voluntariamente, o que leva estes infelizes a crer que conseguem? Só podem ser estúpidos. É a única explicação que o Moyle encontra, sinceramente.

35 comentários:

ipsis verbis disse...

quando não são suicidas, abrem mais uma loja. Eheh

Moyle disse...

ipsis,

disseste bem, "mais" uma. já há poucas por cá:)

ipsis verbis disse...

Moyle,

É o Portugal das Lojas! O pior é que o pessoal habitua-se mal durante a semana, e quando chega o Domingo, o nosso "torrão" está fechado.

Moyle disse...

ipsis,

o Domingo é para ser passado for ade casa mas ao ar livre. na bola, nos parques, nas esplanadas, etc. um museuzinho, ou uma visita ao património, também me parecem bem. para lojas já basta a semana toda.

ipsis verbis disse...

Moyle,

sim. eu sei disso... espera, disseste esplanadas? pois, o problema é que há algumas "esplanadas" que fecham ao domingo. E digo mais, se algumas lojas fecham, os centros comerciais, esses antros de domingueiros e compradores-de-tudo-e-mais-alguma-coisa-de-fim-de-semana também deveriam fechar.

E depois sim, para a rua com todos. Esplanadas com eles. Museus com a família em fato-de-treino plastificado... e, vá, bola com elas.

Moyle disse...

ipsis,

sim, algumas estão, o que me parece sumamente estúpido. nada de estranhar, portanto...

isso é que era serviço, a ver esta gente deixa de andar a olhar para vidros com coisas que não compram do outro lado em vez de irem aprender alguma coisa, ainda que seja pouco.

ipsis verbis disse...

Moyle,

ah, onde é que eu deixei a cabeça? tens razão. estamos a falar de Portugal e gente estúpida... :)

e todas as esplanadas abertas e com sol. isso é que era lindo... (e depois acordávamos e tinha sido um sonho)

Moyle disse...

ipsis,

estás a ver como sabes. gente estúpida é outra loiça :D

ipsis verbis disse...

Moyle,

é. tipo trem de cozinha com pegas em ouro à la Felipa Vaya Con Dios?

Moyle disse...

ipsis,


ahahahaha, é mais ou menos, desde que estejas a referir-te àquele que tem umas aplicaçõezinhas em ouro nas pegas dos tachos e panelas e etc.

ipsis verbis disse...

Moyle,

sim, é esse mesmo. :D

Moyle disse...

ipsis,

ui... é tão bonito:)

ipsis verbis disse...

Moyle,

e kitsch, o que faz sentido, pois é para a kit(s)chen. (era tão dispensável esta ahahahah)

Moyle disse...

ipsis,

ahahahahahaha. é a sua dispensabilidade que a torna indispensável (isto para andar em redor da despensa [bem pior esta])

ipsis verbis disse...

Moyle,

ahahahah. e é na despensa que esse trem fica bem, em filinha indiana a encher-se pó até que se dê a tal "ocasião especial" para ser usado... (trem e filinha indiana? i'm losing it)

Moyle disse...

ipsis,

losing it era eu dizer agora que estavam em filinha indiana para fazer um caril e umas chamuças nessa ocasião especial... um baptizado talvez, ou o fim da novela com indianos que acho que dá na tv:)

ipsis verbis disse...

Moyle,

ahahahah
(quero ver como vou pegar nisto, agora... talvez pelas pegas banhadas a ouro?)

Moyle disse...

ipsis,

eu vejo nas receitas que se deve alourar a cebola nos refogados mas isto dá-lhe um envolvência completamente insuspeitada :)

Teté disse...

Hummm... pela hora, não deves ter visto o Medina Carreira a ser entrevistado pelo Mário Crespo na televisão!

É que ele também chamou estúpidos aos portugueses e mais ainda aos políticos que (n)os governam!

Em muitas coisas com razão, mas noutras dá a sensação que julga que a inteligência só reside no seu crânio! Enfim, o desbocado e pessimista de sempre!

Moyle disse...

Teté,

por acaso não vi de propósito. estava a imaginar que seria assim. ele tem muita razão numa montanha de coisas mas como gosta de dar espectáculo as pessoas, portugueses que são, vão acabar por mais importância à forma que ao conteúdo...

o normal [também não quero parecê-lo :)]

ipsis verbis disse...

Moyle,

ahahah. para quem tinha dúvidas sobre o alourado da cebola, com este trem torna-se mais fácil chegar ao tom desejado. é só olhar para as pegas.

Moyle disse...

ipsis,

e isso deixa-me a mim sem ponta por onde pegar. acho que vou transformar a cozinha numa miniatura de Sta Apolónia para pôr lá o trem :)

ipsis verbis disse...

Moyle,

ahahaha(como é que saio desta?)

e vai ser um trem mais usado para pratos regionais ou internacionais? ou vais pendular entre eles?

(opá. foi o que me saíu)

Moyle disse...

ipsis,

bem, acho que vai variar conforme a estação :D

ipsis verbis disse...

Moyle,

:D

e como vem aí o verão, comida a vapor parece-me bem :D

Moyle disse...

ipsis,

ainda sou um bocado aprendiz na culinária... mas acho que estou a encarrilar:)

ipsis verbis disse...

Moyle,

ehehe. encarrilar é bom. :) eu já tive vários acidentes na cozinha que mais pareciam uma revolução industrial.

Moyle disse...

ipsis,

estás-me a fazer a vida negra, mas imagino que seja do fumo do carvão :D

ipsis verbis disse...

Moyle,

só eu para me lembrar de assar um chouriço da cova da beira, a estas horas da manhã. Pareço uma "maria-fumaça"

(esta saíu a ferros, bolas)

Moyle disse...

ipsis,

se saiu a ferros foi apropriado porque é nesse caminho que estamos:)

ipsis verbis disse...

Moyle,

e sair do caminho seria uma boa ideia. pois não faço a mínima ideia dos horários da CP...

Moyle disse...

ipsis,

eu também não, mas o truque é sair da linha meia hora depois dele dever passar:)

ipsis verbis disse...

Moyle,

ahahah. mas olha que das últimas vezes que andei de comboio não houve atrasos. e não era nenhum Trem de grande velocidade. (mas o que foi isto?)

Moyle disse...

ipsis,

eu também estava a ser injusto mas era para não desperdiçar a possibilidade. bem, a grande velocidade vou eu aterrar, espero que o trem de aterragem esteja a funcionar, para não dar de frente com nenhuma locomotiva.

[ui, credo, umas atrás das outras e qual delas a pior. é o desespero. ao menos estou a justificar o título do post :)]

hasta mañana, roxanna :)

ipsis verbis disse...

Moyle,

boa aterragem, ou melhor, colchoagem. (Diz que estão na moda agora todas as formas de aterrar)

eu, entretanto também irei para o meu vagão, vulgo, quarto.

até amanhã, maracanã :)