6/24/2008

Euroscândalo

Portugal é reconhecidamente um dos países mais euroentusiastas de toda a União. É, igualmente, conhecido o apetite, ou melhor, a apetência europeia de José Sócrates. É tão intensa que este reconheceu ser uma tragédia política pessoal a vitória do Não no referendo, decorrido na Irlanda, para aprovação do tratado de Lisboa, que substituiu o Tratado Constitucional Europeu, que substituiu a Constituição Europeia.
Porém, apesar deste sentimento, Portugal sofre, na Europa, humilhação atrás de humilhação. Depois da vergonha de 1996, este ano deu-se o escândalo maior de toda a história europeia portuguesa.
Faz hoje, precisamente, um mês que a canção portuguesa «Senhora do Mar» alcançou o 13º lugar no Festival Eurovisão da Canção. Vejamos alguns números da humilhação. Portugal apenas obteve mais de ¼ dos pontos conseguidos pelo vencedor. Ficou num vergonhoso 13º lugar, com tantos participantes em posições posteriores como na frente e conseguiu um humilhante quíntuplo do número de votos do último.
É, ou não, vergonhoso? Será que temos que ceder as nossas tradições à força dos ditames europeus? Onde estão os últimos lugares com meia dúzia de votos? Onde está a diferença de votos para os primeiros na casa das dezenas de vezes inferior? Onde está a comiseração de toda a gente perante o esmagamento dos nossos competidores?
Não podemos permitir que tal aconteça. Não sejamos comodistas novamente e como em tantas outras vezes. Vejam que, qualquer dia, arriscamo-nos a ver os nossos cantores a ficar num indizível top ten. Qualquer dia obtêm mais de metade dos votos do primeiro! Será que esta possibilidade não parte o coração a ninguém? Se nos apurarmos para próxima final da Eurovisão o Moyle considerará seriamente rasgar o cartão de identidade. Não permitam que o Moyle sinta vergonha da sua portugalidade...
Oh tragédia, oh miséria. Viver eu para assistir a tais dias de vergonha e humilhação.

6 comentários:

Jiminy_Cricket disse...

eh pa!

se formos apurados rasgas o BI e se a malta ganha aquela treta?

beijos

Moyle disse...

jimini,

tiro na mona e imolação pelo fogo na praça pública. o tiro primeiro a imolação depois:)

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

pior do que o 13º era termos ficado em 1º... isso é que era... já não se fazem concursos como antigamente... hehehehehe

Um abraço

TENHO DITO

Moyle disse...

poeta,

é um despautério,uma vergonha, uma tristeza...

Teté disse...

Não te preocupes, que nos próximos anos vão ganhar sempre os antigos países de leste. Que votam maioritariamente todos uns nos outros, nem me parece que seja só conveniência política, pertenciam todos à mesma nação (URSS) ainda têm muita coisa em comum...

E nós estamos a subir... com o cada vez maior número de emigrantes! Se reparaste, os nossos votos vieram todos de países onde a comunidade portuguesa é maior, ou, também de alguns países de leste que têm cá os seus emigrantes (a Ucrânia, por exemplo)!

De qualquer modo, gostei que a nossa representante cantasse em português e que não fosse para lá armada em "sex-symbol", como quase todas as outras (quer dizer, ela nem podia, mas pronto)! Afinal aquilo é para cantar ou para mostrar o corpinho??? :)

Moyle disse...

teté,

bem, vamos por as coisas por prioridades. não vejo problema nenhum em ir mostrar o corpinho. é só mudar o nome do concurso e está feito.

se calhar vou-me ver obrigado a lançar uma petição para trazer os portugueses que emigraram todos de volta. além de fazerem cá muita falta (porque como estão habituados a políticos de jeito podia ser que mudassem qualquer coisa por aqui), assim não poderiam votar nos concorrentes portgueses.

se calhar era melhor fazerem uma concurso específico para esses países todos, tipo uma Festival Eurovisãotransdanubiana da Canção.