3/24/2008

Sumaríssimo Pascal

Apesar dos milhões de páginas que têm sido escritas ao longo dos últimos dois milénios sobre a morte de um carpinteiro da Galileia ainda não se chegou a uma conclusão segura sobre de quem foi a responsabilidade e quais foram os motivos que levaram à execução do pobre.

Ora, o Moyle, para não variar, tem a resposta para estas dúvidas milenares que atormentam a humanidade e que provocaram, ao longo dos séculos, uma mortezita ou outra.

O responsável pela morte de Jesus Cristo, além de qualquer dúvida, foi o Conselho Disciplinar da Liga, senão vejamos. O infeliz foi pronunciado, julgado e condenado no próprio dia, uma sexta-feira ao que parece. Parece muito óbvio que estamos na presença de um processo sumaríssimo. Quem instaura processos sumaríssimos? O Conselho Disciplinar da Liga. Já agora, não venham dizer que o Código de Processo Civil também prevê os sumaríssimos porque a lentidão de tudo o que se passa na Justiça desmente essa hipótese.
Varrida para debaixo do tapete a questão da responsabilidade sobre o porquê. Há um aspecto extremamente importante que tem sido descurado, ao longo de séculos de teorias que expliquem esta execução, que é o azar. Jesus Cristo foi morto por azar! Se o senhor se chamasse, por exemplo, Bruno de Jesus Alves Cristo não correria qualquer risco de se ver confrontado com um sumaríssimo, como lhe aconteceu. E porque razão não tinha Jesus Cristo os outros dois nomes? Por simples e mero azar.

12 comentários:

AmSilva® disse...

boa teoria... e provas?!? o Moyle tem?!?

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

bem me quis parecer que o Judas tinha um foçinho que mais parecia de um elemento da comissão disciplinar da liga! Ah, BANDIDO!!!!...

TENHO DITO

Moyle disse...

amsilva,

se tu próprio disseste que era uma boa teoria, para que essa preocupação com pormenores como "provas". não vale a pena, até porque em Portugal ter provas não quer dizer grande coisa.

Moyle disse...

poeta,

as pessoas é que não sabem, mas o gajo do conselho disciplinar chama-se Ricardo Judas da Costa (mesmo que não chame também não vem ao caso).

Teté disse...

Ai, ai, ainda há poucos dias nem fazia a mínima ideia de quem era esse Bruno Alves, agora ouço "falar" dele a cada instante...

Mas sim, deve ter sido azar do JC!

Quanto à votação, já votei no inquérito do Sorrisos, mas o voto é secreto... só te vou dizer que estou com a maioria! :o)

Anónimo disse...

teté,

oh vós de pouca fé... sua herege, então não é sectária da principal religião portuguesa, o futebol?

Sorrisos em Alta disse...

Babados, os Sorrisos em Alta agradecem a referência que lhes foi feita pelo digníssimo Moyle.

Quanto ao post, seria Jesus primo do Camacho? Também para o Camacho foi só azar...

Grande abraço

Moyle disse...

sorrisos em alta,

não há que agradecer. Até poderia ser, mas Jesus era mais dados às parábolas do que a "salir a ganar".

Sorrisos em Alta disse...

O Camacho também era dado a "para as bolas". Volta ao meio campo, passa para o lado e pára a bola. Volta atrás e pára a bola...

;o)

Anónimo disse...

Epá ,Se fossem umas Pala Pala com umas minis , talvez tivessem mais freguezia ...

Abraços .

Moyle disse...

eh pá, concordaria plenamente contigo se este comentário estivesse no post de cima, como não está, ão faço a mínima ideia do que estás a falar :)

Moyle disse...

eh pá, concordaria plenamente contigo se este comentário estivesse no post de cima, como não está, ão faço a mínima ideia do que estás a falar :)