9/01/2007

O "Vigor" da Fé

O escândalo rebentou quando, nos mapas do Santuário de Fátima e estruturas adjacentes, surgiram dois anúncios a estimulantes sexuais. O Moyle atreve-se a perguntar: - Escândalo porquê?
A questão resume-se, de qualquer ângulo que se olhe para ela, a uma só palavra, FÉ. De facto, em redor de toda esta situação, houve muita FÉ mas, sobretudo, Má FÉ. Passa-se a explicar.
Que vão as pessoas fazer a Fátima? Por que razão percorrem, a pé, centenas de quilómetros? A resposta é simples, é pela FÉ, para fortalecer a sua FÉ, para revigorar a sua FÉ.
Eis desvendado o cerne da questão. Se toda a gente está naquele local para se revigorar espiritualmente, qual a razão de tanto alarido pela publicidade a produtos cujo objectivo é, precisamente, Revigorar? Será uma reacção corporativa dos vendedores de tónicos espirituais, como as lojas de rosários, imagens de plástico fluorescente da Senhora de Fátima, estampas de qualidade estética discutível? Mas o assunto não se esgota por aqui.
A maioria das pessoas deixou passar em branco um pormenor de suma importância para todo este debate. Celebra-se, este ano, o nonagésimo aniversário das Aparições (antes de mais, Parabéns), o que nos leva a uma outra perspectiva. No fim de contas, são nove décadas de grande intensidade e extremo fervor, portanto, é natural que comece a surgir algum “esmorecimento”. Quais são as formas de resolver o problema de “esmorecimento” e devolver o “vigor” a um nonagenário? Apenas duas, Afrodisíacos e muita FÉ.Ora aqui está a explicação para a desnecessidade de tanto regabofe. Agora, não se queixem de que é ofensivo e insultuoso que a solução para o problema seja publicitada para todos verem.

Sem comentários: