9/01/2007

Esquim Neves

Já o Papa do Douro Atlântico (Pinto da Costa para os amigos, imprensa, fornecedores de fruta e PJ) se queixou há uns tempos e o Moyle vê-se na contingência, em nome da justiça, de lhe dar razão (que pelo menos desta vez Sua Santidade tenha a justiça ao lado e não atrás dele). É este o Estado democrático ganho com tanto sofrimento (bom, pelo menos algum) pelo «25 de Abril»? Onde foi parar a «Revolução»? Ou, ao menos, a «Evolução» (sejamos condescendentes com os simples de espírito)?
Portugal é, neste momento, um Estado policial e persecutório de cuja invenção Orwell não desdenharia. Além de ser “orwelliano” ao jeito de «1984», também nesta “quinta” são os “porcos” a dominar o Poder há muito tempo, tratando os outros como… bem, como aquilo que eles são, animais!
Para além destas divagações infrutíferas, a fundamentação da nossa afirmação inicial é a que se segue. Foi visto por todos a mega operação montada pela Polícia para perseguir um grupo de rapazes, tudo isto sem qualquer tipo de respeito pelas regras democráticas, violando flagrantemente os direitos, liberdades e garantias enunciados, supostamente, na Constituição Portuguesa (isto até o CDS decidir que são um anacronismo comunista resultante do PREC).
Pensem com o Moyle e vejam se existe fundamento para tamanha perseguição a uma associação só por causa do nome dos seus membros.
Porque motivo perseguem estes rapazes de aspecto tão asseadinho e higiénico, o que pode ver pelos cabelos completamente rapados (fazem muito bem porque os autocarros são autênticas armadilhas de apanhar piolhos)? Será por serem amantes da arte e a sentirem na pele (como se pode inferir das belas tatuagens que ostentam)? Será por gostarem de cães? Os cãezinhos pareciam bastante bem tratados, alimentados e em segurança, como se via pelas trelas (se pensarmos bem, até o Benfica tem um «Pitbull»). Será porque têm a mania do coleccionismo? Qual é o problema de coleccionar armas de fogos e armas brancas? Será por gostarem de Basebol? Se for por isso prendam todos os americanos e cubanos. Será por usarem botas militares? Se eles querem, ou gostam de partilhar uma camarata com dezenas de maganos, o problema é deles.
A única explicação plausível que o Moyle encontra para esta intolerável atitude persecutória é o nome daqueles meninos amorosos, isto é, Joaquim Neves. Por alguma razão o nome, na sua forma popular «Esquim Neves» não caiu no goto a alguém, porque na TV não se fala noutra coisa senão nos «Esquim Neves», para aqui e nos «Esquim Neves» para ali. Basta de perseguições! Deixem estes meninos em paz, eles só querem jogar à bola e beber uma cervejita por outra (é natural, estão na fase da curiosidade. Desde que não comecem a fumar…). Queremos clareza, Justiça e Democracia.

Sem comentários: