Joe Berardo apareceu no panorama futebolístico português como uma «pedrada no charco», nas palavras do sempiterno Toni. Surgiu com promessas e miríficas quimeras de Primeiro Mundo. Esqueceu-se, no entanto, que quando lhes prometem o 1º Mundo os portugueses, sábios, desconfiam.
O Moyle, genuinamente desinteressado materialmente, oferece, leram bem, oferece uma proposta verdadeiramente significativa e, esta sim, potencialmente decisiva para fazer evoluir o desporto português em particular e os clubes de futebol em geral. Se alguém opina só para obter vantagens, sem sentido de altruísmo, então «fuck him», parafraseando comendatárias palavras.
A proposta do Moyle é aproximar o futebol português dos conceitos que tão extraordinários resultados têm dado na NBA, a liga de basquetebol americana (para os mais desatentos).
Que ingenuidade! – dirão alguns; Que originalidade! – ironizarão outros; Que estupidez pegada! – objectarão ainda uns terceiros. O problema, afirma inequivocamente o Moyle, são as vistas curtas de quem gere o desporto em Portugal. Para imitar os bons exemplos para que diabo é necessário começar pelo mais complicado? É o típico comportamento português.
Porque não começar, então, pela forma como os estadunidenses nomeiam as suas equipas? Isto é, o nome de cada equipa reflecte, na maioria dos casos, particularidades locais, que distinguem a região de implantação da equipa. Por exemplo, os «Detroit Pistons», por ser esta a cidade tradicional da construção automóvel; os «Miami Heat», por a Florida ser uma região de praia e sol; os «Philadelphia 76ers», por ter sido em 1776 que foi assinada na dita cidade a Constituição Americana; os «Boston Celtics», devido à presença poderosa de uma enorme comunidade originária da Irlanda, e por aí adiante.
Porque não tentar o mesmo em Portugal? O Moyle está disposto a sugerir, gratuitamente, alguns exemplos a serem explorados e exportados, internacionalizando as equipas e marcas desportivas portuguesas, daí a sua versão já em inglês: “Gondomar Godfathers”; “Oporto Golden Whistles”; “Trafaria Camels”; “Felgueiras Blue Bags”; “Braganza Mothers”; “Alvalade Toilet Tiles”; “Sintra Bald Eagles”; “Monsaraz 5 Litters Red”; “Covilhã Engineers”; “St.ª Comba Boots”, “Caldas Dicks”, "Aveiro Soft Eggs", entre outras possibilidades.
O Moyle, genuinamente desinteressado materialmente, oferece, leram bem, oferece uma proposta verdadeiramente significativa e, esta sim, potencialmente decisiva para fazer evoluir o desporto português em particular e os clubes de futebol em geral. Se alguém opina só para obter vantagens, sem sentido de altruísmo, então «fuck him», parafraseando comendatárias palavras.
A proposta do Moyle é aproximar o futebol português dos conceitos que tão extraordinários resultados têm dado na NBA, a liga de basquetebol americana (para os mais desatentos).
Que ingenuidade! – dirão alguns; Que originalidade! – ironizarão outros; Que estupidez pegada! – objectarão ainda uns terceiros. O problema, afirma inequivocamente o Moyle, são as vistas curtas de quem gere o desporto em Portugal. Para imitar os bons exemplos para que diabo é necessário começar pelo mais complicado? É o típico comportamento português.
Porque não começar, então, pela forma como os estadunidenses nomeiam as suas equipas? Isto é, o nome de cada equipa reflecte, na maioria dos casos, particularidades locais, que distinguem a região de implantação da equipa. Por exemplo, os «Detroit Pistons», por ser esta a cidade tradicional da construção automóvel; os «Miami Heat», por a Florida ser uma região de praia e sol; os «Philadelphia 76ers», por ter sido em 1776 que foi assinada na dita cidade a Constituição Americana; os «Boston Celtics», devido à presença poderosa de uma enorme comunidade originária da Irlanda, e por aí adiante.
Porque não tentar o mesmo em Portugal? O Moyle está disposto a sugerir, gratuitamente, alguns exemplos a serem explorados e exportados, internacionalizando as equipas e marcas desportivas portuguesas, daí a sua versão já em inglês: “Gondomar Godfathers”; “Oporto Golden Whistles”; “Trafaria Camels”; “Felgueiras Blue Bags”; “Braganza Mothers”; “Alvalade Toilet Tiles”; “Sintra Bald Eagles”; “Monsaraz 5 Litters Red”; “Covilhã Engineers”; “St.ª Comba Boots”, “Caldas Dicks”, "Aveiro Soft Eggs", entre outras possibilidades.
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