2/08/2013

Cassandrices Presunçosas


É uma tragédia grega este PS, que anda, titubeante e dolorosamente, a expiar a hybris de Socratémnon.
Estava o xifo por enterrar no tenro colo de Segumnestra e já Costorestes se arrependera da facada que ainda não dera. "C***s de sabão"!, terá vociferado o desespero dos deputados socialistas que haviam prometido o seu apoio ao edil da cidade de Ulisses contra Segumnestre, do que os jornais deram candidamente eco.
A tibieza de Costorestes, que, ao recusar enterrar a lâmina no peito de Segumnestra, acabou por fazer das espaldas dos camaradas a bainha do seu aço, inquinou já o seu hipotético futuro à frente das rédeas róseas. Talvez tenha sido assaltado pela consciência de que geme já a dobadoira das Moiras e se insufla a implacável fúria das Erínias.
Estranho caso este em que Costorestes se arrependeu de uma facada que não deu, já se arrependeu de não ter dado uma facada e já se arrependeu do arrependimento pois agora sonha com a facada dada mas sem a dar. Ou seja, tal como o Orestes de Ésquilo, passou-se! 
E, para vos fazer ver que toda esta merdice foi muito bem pensada e que não foi amanhada à pressa para aproveitar uma imagem que se ofereceu quase por acaso, redundaremos em mais um parágrafo de variações sobre um mesmo tom, mas que parece confirmar, quer dizer, só parece confirmar assim assim pois o conceito subjacente a esta fantochada periclita por todos os lados, o brilhantismo desta alegorias.
Clitemnestra matou Agamémnon, como toda a gente já leu na Maria, ou no Público, ou em que tais fossas de boatos. A nossa Segumnestra, mais que provocou, confirmou a morte política de Socratémnon. Anda, agora, Costorestes mortinho para vingar a  morte de Socratémnon e liderar a ala socratémnonista de volta ao trono rosa. Tal como em Ésquilo, as Erínias Jorge Alectão, Silva Tisífereira e Santos Megerilva, perseguem Costorestes mas, neste caso, berram-lhe aos ouvidos por não ter esfaqueado ninguém.
Além disso... já chega desta treta. Fiquemo-nos pela consolação de que não somos mais para estes deuses e semi-deuses que as acerbas pedras da Hélade foram para os outros deuses e semi-deuses, aqueles mesmo a sério.


Sem comentários: