8/21/2011

D. Pixote e S. Xupança


O duo dinâmico da nossa governança é um moço que se diz dado a perseguir ideais grandiosos e nobres e tudo e mais alguma coisa. No entanto, desde o início da demanda, o que mais tem feito é contar-nos histórias de épicos e medonhos e sangrentos combates contra... moinhos de vento, fantasmas e espectros. E mesmo assim já conseguiu enfardar um banano na pança!
A outra metade desta dupla destruidora vai andando assim mais na sombra - quer-se dizer, não é ele que tem a obrigação de dar a fronha - mas a maior parte da história acaba por passar por ele. Nomeadamente a parte relativa à xupança de "contribuições" aos "contribuintes".

Estas duas palavras são maravilhosas, se pensarmos bem nelas. Já reparam como "contribuição" transmite uma ideia de colaboração, de ajuda, de voluntarismo? Então, por que diabo a maior parte dos "contribuintes" se sente delapidado quando "contribui"? Não há por aqui, no meio destas moitas, um oxímoro qualquer escondido? A associação entre política e linguística é um vasto e maravilhoso prado à espera de fortes mãos que o amanhem, fecundem e dele colham saborosos frutos de sabedoria.

Era para brincar com a imagem e já fiz dois posts num. Nada mau.

2 comentários:

Teté disse...

Muito bem "caçados", tanto o título, como a imagem, como o post em si! :)

Parece que em Outubro vai abrir a caça ao Coelho... :D

Moyle disse...

Teté,

Tenho um bocado a impressão que a caça seremos nós. espero estar errado :(