7/10/2011

A Última Fronteira

Parece que a Maria José foi empurrar nogueiras para cima. Bom, é a vida e, como se costuma dizer, estar vivo nunca acabou bem para ninguém.
De qualquer maneira, mais do que uma predisposição para a horizontalidade, ou mesmo o abandono da criatividade na escolha das máscaras de Carnaval, este episódio na vida da Maria é o abrir de portas para novas oportunidades [vantagens de quem é católico].
Já estou a imaginar a antiga deputada independente/do CDS/do PSD, a partir do seu jazigo, a começar por baixo, fazendo-se notada reclamando melhores guarnições funerárias para os defuntos que não têm mais que uma campazinha rasa com saibro e uma tabuleta metálica com o número de talhão a branco.
Quando achar que os que não têm velas nem flores estiverem do seu lado, disputará a liderança do seu talhão, depois da sua álea para, finalmente, tentar governar toda a necrópole. No entanto, dificilmente chegará à liderança, acabando por, certo e sabido, acusar os seus cadavéricos concorrentes à liderança de assaltar o poder.
De qualquer maneira, estará destinada a fazer parte de uma agremiação minoritária dentro do espectro funerário. Mais dia menos dia, em reuniões sepulcrais, acabará por chamar palhaço a um qualquer expirado que não concorde com ela.

6 comentários:

Teté disse...

Não simpatizava com ela, mas já se sabe que assim que alguém morre passa a ser elogiada como se se tratasse de uma santa. Que tédio!

Mas que descanse em paz lá na nuvemzinha que, como católica, lhe deve estar reservada no céu!

Moyle disse...

Teté,

nem eu, nem boa parte das pessoas que disse bem dela para a tv. enfim. que não se sente com muita força na nuvem porque ainda é verão.

ipsis verbis disse...

a mulher era um bocado vira-casacas, realmente.

teres ido buscar a afirmação dos Mão Morta sobre a morte não ser mais que uma "predisposição para a horizontalidade" foi lindo. :D

Moyle disse...

ipsis,

se antes era vira-casaca, agora passa a vira-mortalha :) [ok, ok, eu tenho mais cuidado com o mau gosto]

Mão Morta nunca nos falha. depois de ter comprado logo que saiu, agora é que tenho andado a ouvir :)

Jiminy_Cricket disse...

Amei o texto!

Sou dos que tb não lhe achava piadinha nenhuma aquele andar consoante o melhor vento! Mas a moçoila ja deve estar agarrada a nuvem, de certezinha, pois este verão está mais parecido com uma primevera nublada!

jus

Moyle disse...

Jimini,

ainda bem que gostaste. para mim está um rico verão porque não gosto daquele calor sufocante e opressivo. prefiro até o inverno. no inverno dá para andar de sobretudo e eu gosto de vestir sobretudos, fazem-me muito estiloso. atenção que esta gabarolice é mesmo um facto... ahahahah

fico pior que lixado, voltando ao texto, que o pessoal se esqueça daquilo que disse, pensou e fez depois da morte de alguém. se eu não gostava antes, não vou fingir simpatia e desgosto depois. enfim, é no entanto um aspecto típico da nossa psicologia colectiva.

bjs