2/20/2011

Shema Yisrael Adonai Eloheinu


Em tempos de optimismo e de descontracção espiritual, como os que vivemos, é nossa obrigação postar algumas oferendas nos altares de Mnemósina.

Não é apenas quando vierem - e um dia virão, acreditem. Apesar de neste momento nos parecerem improváveis, longínquos e apenas uma sombra de ameaça eventual de um sonho mau. - os tempos negros de desespero, de incerteza e dúvida, que devemos lembrar que houve tempos bons, positivos e de confiança num futuro melhor.

Em memória de tempos tão confiantes, bonançosos e de inabalável esperança no futuro da Humanidade, como uma oração a Clio, o Moyle traz-vos hoje a lembrança do Renascimento pós-medieval. Rosa nascida no deserto, o Renascimento esconde mais que a revalorização de cânones estéticos e técnicos da Antiguidade latino-helénica.

O Renascimento assistiu ao surgimento de uma nova filosofia, positiva, confiante, de descoberta do Homem, do Universo e do futuro: o Humanismo. Hoje, vivemos tempos semelhantes, de crescimento material e espiritual que, agora sabemos, serão infinitos.

Dos tempos de Maquiavel, Pico della Mirandola, Copérnico, Bramante, surgiu a bela imagem que vos trago, de André Vesálio, pai da Anatomia Moderna. Imagem poderosa, mais do que apenas um desenho técnico de Medicina, mostra-nos o Homem a ponderar-se a si próprio, a ponderar a finitude da Vida, a ponderar a inevitabilidade da Morte e a ponderar a transitoriedade do Poder.

2 comentários:

Teté disse...

É incrível como o tempo apaga algumas imagens do passado - os "bons velhos tempos" aparecem a uma luz feérica quando estão enterrados no passado e perante a actualidade. Daqui a 20 anos ou mais, se calhar dizem dos dias de hoje "quem me dera viver naqueles tempos"... esquecendo tudo o que têm de pernicioso!

Oxalá me engane, que era melhor sinal! Oxalá também a múmia e o outro já não estejam no poder, substituídos por políticos mais competentes! E pronto agora vou acordar... ;)

Moyle disse...

Teté,

o que é que há nos nossos dias para que, daqui a 20 anos, as pessoas não desejem viver agora? tudo é belo, fofinho e amoroso.

Sabes que as múmias têm a irritante características de se perpetuarem... sem querer desiludir-te, mas não sei se allah vai estar com grande vontade de inshar!