7/10/2009

Churrasco em Gaia

Muito sinceramente, eu não me devia meter nestas coisas. Têm, no entanto, que compreender a minha situação. Quando uma personagem política nacional se assume como uma donzela, à qual se convida para um churrasco sendo ela o prato principal, o Moyle não o pode deixar passar em claro. Apesar do pouco interesse pelas guerrinhas entre borguinhões e armagnacs laranjas, esta era uma oportunidade cuja reificação imagética era imperdível.
Façam um esforço comigo. Olhando para Luís Filipe Menezes, não conseguem ver uma menina pura, pré-adolescente, ainda sem mamas para encher uma armadura? Vejam lá bem! Não conseguem? O Moyle também não.
Vejamos de outro ângulo. Esqueçamos a parte da donzela pura e virginal e pensemos nas alucinações, no falar sozinha com Deus, no seu carácter Alexandrassolnádico, em suma, na malbatência paranóica. Por aí, já chegamos a algum lado? Eu também acho que sim. Assim como a Joaninha Tosta andou, no século XV, a abusar do "sangue de Cristo" de Bordéus, o Moyle crê que a proximidade das caves do generoso, em Gaia, começa a cobrar o seu preço ao senhor Menezes d'Arc. São os fumos, decerto.
No entanto, apesar da escolha de palavras parecer(?) infeliz, acaba por revelar algum conteúdo metatextual, isto é, a donzela de Orléans, foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos e Menezes anda em guerra com uma centenária. É absolutamente incompreensível, e com isto me contradigo, como há quem não goste da política em Portugal.

8 comentários:

ipsis verbis disse...

Ahahahah, "carácter Alexandrassolnádico" é muito bom!

Se a História da Política em Portugal incluísse estes pequenos apontamentos de crítica ilustrada, (pelo Moyle) que é ao mesmo tempo, sagaz, oportuna e real, eu seria a primeira a comprar o calhamaço! :D

Teté disse...

Bom, este gajo é um cromo todos os dias! Ainda por cima parece que gosta de dar tiros no próprio pé!

És capaz de não te lembrar, mas aqui há uns anos ele foi defender um candidato a sucessor a Cavaco - um tal de Fernando Nogueira, um barbudo do Norte - e apelidou os outros dois candidatos de "sulistas, elitistas e liberais", levando com isso uma enorme pateada de todos os presentes, que fez com que abandonasse a sala em lágrimas... Tadinho!!!

Tal como o Santana (que, alíás, já era um dos outros candidatos) tem uma enorme tendência para se vitimizar, que acaba por só dar vontade de rir. Por acaso nunca li nada sobre esse carácter Alexandrassolnádico, mas malbatência paranóica é de certeza. Isso e pouca noção do ridículo que é comparar-se a Joana d'Arc... :D

Bom fim de semana!

ps - li este post ontem à noite, antes de me ir deitar, fui para a cama com um sorriso rasgado... Gracias!!! :)))

Blayer disse...

Ele copiou a metáfora do Alberto João Jardim, que disse em tempos:
"Querem fazer um churrasco com o PSD Madeira, mas eu sempre gostei de frango"
A parte da pena vem do Santana:
"Sou como um bébé prematuro onde os irmãos pontapeiam a incubadora"

Moyle disse...

ipsis,

se estiveres disposta a esperar, pode ser que acumule aqui posts suficientes para editar em versão arqui-inimigo das árvores:)

Moyle disse...

Teté,

lembro-me do cometa Nogueira mas essa história das lágrimas passou-me completamente ao lado. Oh céus, não existir ainda Moyle na altura :(

PS: é isso que me faz continuar. o sorriso de mais um cliente satisfeito:) [estou-me a fazer a um lugar no Continente ou assim]

Moyle disse...

blayer,

O PSD é giro porque não é preciso fazer nada. eles abrem o buraco, matam-se e ainda se conseguem enterrar sozinhos :)

ipsis verbis disse...

Moyle,

ok, calhamaço as in livro com folhas de papel é mau. Tens razão. Reformulo então a minha vontade de ser a primeira a ler a versão online da mesma :)

Moyle disse...

ipsis,

olha a nossa sorte, já fazes isso :D