3/17/2009

Casaco de Peles


Depois desta nota introdutória, vamos lá ao assunto que nos trouxe aqui. Já alguma vez desfiaram bacalhau? Se nunca tiveram essa oportunidade o Moyle garante-vos que estão a perder uma actividade extraordinária, provavelmente só ao nível de pisar descalço pregos ferrugentos, sem o bónus da possibilidade de contrair tétano. Enfim, vamos antes ao que interessa.

A pele do bacalhau é extremamente resistente. Podemos puxar e puxar que aquilo nem se mexe. Este facto, per si, parece não ter grande importância mas isso apenas acontece porque nunca ninguém antes o viu pelo olhos do Moyle. Dadas as características de resistência e alguma elasticidade da pele do bacalhau, às quais se associam os mais que óbvios aspectos da impermeabilidade e isolamento térmico (para os mais distraídos o bacalhau é um peixe que vive no Atlântico Norte – precisamente na zona dos icebergues e tal), não seria uma boa ideia fazer casacos de pele de bacalhau?

Nós já apanhamos os bichos para os comer de 1001 maneiras e, ainda, para fazer óleo do fígado só para castigar os putos quando se portam menos de acordo com os parâmetros estabelecidos familiarmente, porque não valorizar ainda mais este recurso natural? Não é apenas uma questão económica. O que motiva o Moyle é, igualmente, a compaixão para com as vacas. Já viram que estes tristes animais são comidos, bebidos, vestidos e calçados e ainda vêem os cornos serem abotoados e feitos em pentes? É demasiada responsabilidade para um ruminante. Estando na altura de partilharmos o fardo, por que não o bacalhau?

AH e tal porque o cheiro a peixe e não sei quê mais…, é a reacção óbvia, mesmo lógica, a esta proposta. No entanto, deixem-me perguntar uma coisa: Quando vestem um casaco, usam uma carteira, etc., ficam a cheirar a estrume [não incluo botas e sapatos porque aí a coisa fia mais parecido com a voz do Nuno Guerreiro que é, como quem diz, mais fininho]? Não, claro que não! Então não devemos apriorizar esse aspecto quanto à pele do bacalhau.

Pensem nisso!

16 comentários:

ipsis verbis disse...

ahahahah

- comprei há pouco tempo um casaco de pele de bacalhau que lhe custou os olhos da cara!

Moyle disse...

ipsis,

antes os olhos da cara que o rabo :)

[ui, olha a brejeirice a fazer a sua aparição]

ipsis verbis disse...

Moyle,

se calhar a pele do rabo do bacalhau, como é mais densa e resistente, deve ser melhor em hastes para óculos.
(digo eu que percebo muito de notas introdutórias em águas de bacalhau)

(tanto aparece, como desaparece. agora não a estou a ver)

Moyle disse...

ipsis,

para as hastes estava a pensar nas espinhas mas um aglomerado de pele do rabo era capaz de dar hastes de óculos sólidas mas, ao mesmo tempo, flexíveis. sabe Deus como os óculos precisam de flexibilidade.

[é muito semafórica essa gaja]

ipsis verbis disse...

Moyle,

com as espinhas pode-se jogar um belo de um mikado. ahahaha

deus não é omnisciente, pelo menos no filme não era. é apenas omnipresente.

[eu diria estereográfica]

ipsis verbis disse...

sleep tide :D

Moyle disse...

ipsis,

mikado faz-me lembrar uns palitos de bolacha cobertos de chocolate. é que não sei porquê. eu, pelo menos, não usaria uns óculos da cor de tal omnipresença... mas vê-se por aí muito boa gente que sim. e é gente dada ao rabo, de bacalhau.

[ou isso ou panafónica]

adio, adieu, auf wiedersen, goodbye...

Moyle disse...

ipsis,

skip'd that one :D

ipsis verbis disse...

Moyle,

agora comia uns mikados desses. :)
pois, azul não é para todos...

[ou isso ou... do que é que estávamos a falar?]

cai neve em nova york, faz sol no meu país... e calor e parece verão!

ipsis verbis disse...

Moyle,

ai, ai skipper!

Teté disse...

Ah, a vaquinha realmente não tem razão de queixa: ela entra na nossa cadeia alimentar, mas não sobra quase nada que possa ir a enterrar como resto mortal. Até sopa e guisado de rabo de boi (que é como quem diz, também de vaca) se fazem. Não sei é como está isso agora em relação à mioleira e ao timo, mas até isso marchava. Sobravam os dentes, suponho, que até aquele tufo do final da cauda pode ser utilizado como cerda para pincel...

Portanto, essa tua ideia de usar o bacalhau da mesma forma, pois, não é má de todo. Em tempo de crise, há que sermos poupadinhos e aproveitar todos os recursos ao nosso alcance!

Essa nota introdutória é realmente de encher o olho (e a carteira)! :)))

Moyle disse...

ipsis,

ahooooooy there :D

Moyle disse...

Teté,

é pena que seja uma nota virtual porque eu dar-lhe-ia um uso bem real...

eu acho que é um fardo enorme, o das vacas. é que até os ossos dão para fazer gelatina... o bacalhau, se quer merecer o epíteto de fiel amigo, tem que começar a dar ao chinelo porque assim não aguenta a concorrência :D

ipsis verbis disse...

Moyle,

O'captain! my captain! :)

Jiminy_Cricket disse...

Oi Majestade,

Denoto uma certa pena e mau estar da tua parte em relação ao sofrimento das Vacas?

jus

Moyle disse...

Jimini,

e não é razão para isso? coitadinhos dos bichos. é muita responsabilidade no lombo das pobres :D

bjs