6/15/2008

Variações em Redor do Nada

Como é sabido, os repórteres e jornalistas portugueses são os últimos bastiões de defesa da língua portuguesa, sendo tão raro detectar-lhes erros linguísticos que é mais provável ser-se atingido por um relâmpago dentro de casa, num dia de céu limpo e com as janelas fechadas. Mas será que a paranóia em redor da Selecção nacional de futebol é tão grande que está a afectar seriamente até os repórteres televisivos portugueses?
Pela sua incredulidade em relação a um eventual erro de um jornalista, em termos de Língua Portuguesa, o Moyle está com dificuldade em aceitar que quando disse: - «Scolari está numa animadíssima conversa com uma mala de mão», o repórter TVI não estivesse mesmo a relatar a realidade que observava.
Talvez tenha razão e o sargentão não esteja mesmo a bater bem da bola e isso faz surgir no Moyle a secreta esperança de que talvez seja este o ano em que a equipa de todos nós vai jogar bem.
Para já... parece que gosta de manjar turco e de banho checo! O chocolate suíço é que parece um bocadinho indigesto.

4 comentários:

Teté disse...

Põe indigesto no chocolate suiço, Moyle! Mas como também era só a feijões, do mal o menos.

Não entendi essa do jornalista da TVI, mas como também nunca vejo esse canal (com o CE abriu-se uma 2ª excepção, que normalmente só acontece com a cerimónia dos Óscares) não é para admirar! E sim os jornalistas (especialmente aqueles estagiários que se julgam uns grandes doutores e estrelas televisivas) são uns grandes defensores da língua! Não interessa é bem qual, até pode ser a de vaca!
Acreditas que uma vez vi um, a repetir 3 vezes ON-CON na mesma notícia? Queria ele significar Hong Kong, mas resolveu poupar nalgumas letrinhas... ;)

Moyle disse...

teté,

um jornalista a cometer uma incorrecção? tens mesmo a certeza? é que no meu caso eu quase posso jurar que o Scolari devia estar mesmo a discutir com uma mala de mão, agora no teu a coisa já começa a complicar. Querem ver que estamos perante um dogma à beira de ruir? não posso crer... oh miséria humana! e havia eu de viver para ver tão terríveis tempos!

Jiminy_Cricket disse...

ahahahahaha

ON-CON? como fui eu perder essa? deve ser por eu andar sempre na RTP2, só pode... mas tenho pena de ter perdido essa!

Moyle disse...

jimini,

infelizmente também não tive a oportunidade de assistir a essa pérola. há pessoas com a sorte toda:(