6/18/2008

Congo ou Zaire?

A chegada de Ariza Makukula ao Benfica fez o Moyle pensar o seguinte: «O Nuno Rogeiro é mesmo um cepo em Política Internacional». Passa-se a explicar.
Muito misticismo rodeia sempre os comentários sobre a situação africana e, em particular, da situação da República Democrática do Congo. Deriva este facto de ninguém fazer a mínima ideia do que lá se passa. Por isso, até hoje, nunca ninguém conseguiu dar uma resposta cabal para o facto de a República Democrática do Congo ter mudado 3 vezes de nome nos últimos 37 anos.
O Moyle descobriu sozinho, por sua conta e risco (e por essa razão não partilha os louros da descoberta), que foi por imperativos de marketing que o nome de Zaire foi abandonado em detrimento da recuperação do antigo nome de Congo. A principal produção deste país africano são os, extremamente afamados, “Conguitos”! Depois de Mobutu Sese Seko, etc. (mais uma catrefada de nomes que não lembrava ao diabo) ter mudado o nome ao país para Zaire, a produção mudou o nome para “Zairitos”. Ora, ficou bastante claro que esta nova denominação não convenceu os consumidores que, pelo contrário, associaram a mudança do nome a uma perda da qualidade do produto.

Resta mencionar que foram a fome e a miséria que grassam na República Democrática do Congo, desde o encerramento de 398.861 fábricas e 1.850.4583.34956 oficinas tradicionais de confecção de “Conguitos “, que levaram a esta nova renomeação do país. Espera-se que a coisa vá ao sítio dentro de pouco tempo.
In you’re face, Rogeiro!

12 comentários:

Sorrisos em Alta disse...

E ainda havia gente a gozar com os Di Zaire dus selecção dus País...
;o)

Moyle disse...

sorrisos,

o Bosingwa vai calar esses profetas da desgraça.

Teté disse...

O meu filho teve uma discussão com a professora de Geografia, porque ela estava a dizer que o Congo era um país da costa africana e ele disse que não, era um país interior, só tinha uma pequena zona junto à costa (entre Angola e Cabinda). Ela chateou-se mandou buscar um mapa, para confirmar... que ele tinha razão!

Como não gostou da brincadeira, virou-se para ele e disse: "Já que sabes tanto, qual era o antigo nome da RP do Congo? E quem foi o presidente do Congo que esteve alojado no Estoril?" "Ó stôra, mas eu isso não sei", respondeu ele. "Então faz favor de pesquisares e entregar depois como TPC".

Pessoalmente ainda me fartei de rir, mas não sei se não seria antes caso para pensar. A profª a fazer "braço de ferro" com um catraio de 15 anos???

Mas pronto, já vi que a pesquisa podia ser mais complicada, nomeadamente quais todos os nomes do Mobutu... ;)

Se fosse a ti não me metia com o Rogeiro, que é um pedaço de mau feitio!!!

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Bem sabes que «Zairitos» é coisa pa não ficar no ouvido... «Conguitos» sim! É nome pa ficar no ouvido! hehehe

TENHO DITO

Jiminy_Cricket disse...

Oi Moyle,

Para mim será sempre conguitos doa a quem doer.

Tété

Professoras parvas é o que há mais para aí e com capacidade de reconhecer que erraram, essas nem nasceram ainda. Ai uns cursozinhos a esta malta era tão lindio!!!!

;)

Sorrisos em Alta disse...

E quem cala o Bosingwa?
;o)

Moyle disse...

teté,

professores assim há em todo o lado mas deixa-me dizer-te que foi uma coisa boa para o teu filho porque ganhar um "braço de ferro" a um prof, sobretudo naquela que devia ser a área dele, é uma sensação altamente :) felizmente o Moyle é demasiado bom para deixar que isso lhe aconteça (mas isso já é outra conversa) :)

o Nuno Rogeiro, com aquele cabelinho à deputado do CDS-PP, às vezes parece que tem uma perspectiva da política internacional como o "gajo de Alfama". se calhar o mau feitio vem daí :)

Moyle disse...

poeta,

é isso mesmo, a questão está no marketing. a grande originalidade do Moyle esteve em ter o rasgo de génio de aplicar o marketing à política internacional.

mas não é preciso aplaudir porque a modéstia é a maior de todas as inúmeras qualidades moylísticas.

Moyle disse...

jimini,

conguitos são uma das maiores instituições da infância portuguesa. Portugal não seria o que é hoje sem conguitos. porque é que acham que a miudagem de hoje parece tão estranha? exactamente, são as consequências de uma infância sem conguitos (entre outras coisas).

os professores parvos também são muito importantes porque desenganam os miúdos de ir para essa profissão, porque ao que se ganha e ao trabalho que se tem parece-me que ser coveiro, por exemplo, é uma actividade cheia de perspectivas.

Moyle disse...

sorrisos,

não é preciso mandar calá-lo porque como não se percebe nadinha do que ele diz de qualque maneira é deixá-lo lá estar a fazer barulho. pode ser que impressione os adversários.

Ácido Cloridrix HCL disse...

Tiburcio,,, diga poema!!!!
Tiburcio: POEMA
Não sabe arruma pó lado!!!
Ganda noia pá,,, esse sotaque africano é dimaissss!!!
Abraço,,,, HCL

Moyle disse...

ácido,

lol. abraços