6/09/2008

As Chávez do Totalitarismo

Hugo Chavéz proibiu a transmissão dos Simpsons na Venezuela sob o argumento de que violava uma catrefada de leis e estabelecia maus exemplos para juventude venezuelana.
Que o homem era parvo já todos sabíamos, mas o que está a escapar à maioria dos observadores, que viu esta notícia como uma mera curiosidade decorrente da neurose do presidente daquele país sul-americano, é que por detrás desta simples proibição está uma agenda totalitarista.
Como chegou o Moyle a esta conclusão? Ora bem, o tempo de antena ocupado pelos Simpsons vai ser atribuído à série, também americana, Baywatch.
Este pormenor, aparentemente despiciendo, esconde os objectivos chavistas. Todos acusam Chavéz de pretensões ditatoriais, de praticar uma democracia demasiado “musculada”, de ter tentações de intervenção militar nos países vizinhos, mas nenhum tem provas concretas da sua tendência totalitária.. Ninguém a não ser o Moyle.
Uma das características de todos os regimes totalitários e das ditaduras com projectos totalitarizantes é o incentivo da natalidade. Por questões ideológicas: - “Somos os melhores temos que ser muitos”. Por razões económicas: - “Quantos mais formos mais produzimos, mais consumimos e tornamo-nos mais fortes economicamente”. Por razões militares: - “São precisos soldados para alimentar os programas expansionistas”.
A substituição dos inócuos, em termos de erecção, - embora o Moyle já tenha ouvido falar em tusas derivadas destes desenhos animados - Simpsons, por um mais entusiasmante Baywatch é um passo premeditado e bem orquestrado para fazer erguer os níveis de “entusiasmo” no país e, com isso, sustentar com braços armados potenciais o império regional sul-americano com que Chávez sonha para a sua Venezuela mas é, por enquanto, a desgraça dos azulejos da sua casa de banho.

4 comentários:

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

substituir os simpsons pela série Baywatch é, concerteza, uma estratégia para elevar a "moral" a todos aqueles cubanos... aliás, é muito mais provável que a malta eleve a "moral" mais facilmente a ver as mamas da Pamela a saltar de um lado pró outro do que a ver a barriga do Homer Simpson a saltar! Digo eu modestamente opinando!

Um abraço

TENHO DITO

Jiminy_Cricket disse...

Eh pa, o Chavez é um querido, faz tudo pela pátria ;)

E os sorrisos na boca dos belos moçoilos da venezuela? a boa disposição? as conversas matinais? hummmm?

Mas concordo com o Moyle, quem se vai lixar é o azulejo ;)

Moyle disse...

poeta,

é tudo uma questão motivação e de entusiasmo. o Chavéz sabe-a toda.

Moyle disse...

jimini,

a revigrés acho que já nada de olho na matéria e está a desenvolver um produto com bactericida incluído mesmo para manter a higiene nos wc venezuelanos, nomeadamente os públicos.