3/04/2013

Ovelhas. Leopardos. Chacais.



Por um lado.
Falta a Passos Coelho a clarividência dorida e digna de D. Fabrizio de Salinas, quando este sente na carne o desespero do anacronismo feito homem e a voragem de um tempo que lhe exige que morra mas o não mata. Sobra-lhe, no entanto, o cinismo de Tancredi, elevado embora ao expoente da arrogância e subtraído da capacidade de ler os sinais do tempo, de uma certa inteligência prática, portanto. Daquele observa-se-lhe um certo materialismo venal, depurado embora da coragem das armas. Não lhe falta, do arrivista baronete Sedara, o xico-espertismo, mas um xico-espertismo auto-comprazido, desbastado portanto da insatisfação permanente do labrego edil de Donnafugata, que deseja melhor, antes de desejar mais.
Falta a Portas a beleza, em qualquer dimensão que consideremos a beleza [talvez, se lembrarmos o horrendismo romântico, pudéssemos integrar Portas numa qualquer categoria de beleza. Talvez a beleza de Portas seja aquela surrealista “beleza convulsiva”. O Moyle, pelo menos, está disposto a aceitar metade deste postulado bretoniano, nomeadamente a referente às convulsões que a visão, audição ou assombração de Portas lhe provoca.], de Angelica. O que não falta a Portas, no entanto, é a vontade de dar a mão a quem quer que seja que o leve “ao baile”. Apesar dos ares de pudibunda donzela a que se vai dando, dificilmente se descola daquelas peles gastas pelo fumo da intriga as marcas de usura de uma vida de meretrícia política. Nem beleza nem delicadeza.

Por outro lado.
Não falta a nenhum dos dois esta espécie de frenesim necrófago da fraternidade, para tal mantida num estado de putrefacção vivente.
Não falta a nenhum dos dois esta espécie de júbilo de celebração da decadência dos direitos dos Homens, para tal envolvido num estado de ignorante desprezo.
Não falta a nenhum dos dois esta espécie de sofreguidão de festim em derredor da carniça da liberdade, mantida para tal num estado de comatosa indiferença.

Por fim.
Precisando de Leopardos, oferecemo-nos a esmordaçantes Chacais!

7 comentários:

Jiminy_Cricket disse...

Saudades de passar por aqui.

Jus Majestade ;)

Anónimo disse...

geotorelxzp credit card debt consolidation
consolidate credit card debt

Anónimo disse...

Thiѕ pаragraρh gіνes cleаr
іԁea foг the new users of blοgging, that
іn faсt hoω to ԁo runnіng
a blog.

Takе а look at mу blog post; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Teté disse...

Atrasada, como sempre: Parabéns, Moylito! :)

Quanto ao post (de há quase 3 meses), não acrescentaria nem tiraria uma vírgula. Se estes malandros fossem trabalhar em vez de se dedicarem tão empenhadamente a intrigas políticas, talvez ficasse tudo na mesma, já que trabalhar é verbo que quase desconhecem. Mas pelo menos sempre tinham tentado fazer alguma coisa de útil, embora de resultados duvidosos... :P

Beijocas!

Anónimo disse...

I pay a quick visit day-to-day a few websites and websites to
read articles or reviews, however this website offers feature based writing.


Feel free to surf to my web site ... cenaless bula

Anónimo disse...

Naturally, the subsequent query would have something to do with
the price. LSU Fiesta executives rated 40 mpg on the highway, rather impressive figure for a vehicle using a conventional transmission.

Compared to gasoline-run engine, a diesel engine is 30%
better at delivering great fuel economy.

Look at my webpage :: 2015 A3 (www.lequeenofhearts.com)

Clara Umbra disse...

Onde param o Alto, o Forte e o Moyle?
Depois de 2010, fiz dois ou três posts em 2015 e um hoje. Já nem sabia como se postava. :-)
E este estabelecimento?