6/01/2012

π e √


Em primeiro lugar, O Forte quer pedir desculpa aos milhares de seguidores do Moyle por tão longa ausência. E não vale a pena estar com rodeios, ou infinitas explicações que resultariam numa só frase: “A vida…”
O primeiro assunto que me traz de regresso é, por necessidade de alertar todos, para um dos maiores embustes da história da humanidade, ou pelo menos, da minha infância: o Perímetro!
Quando na escola a D. Lurdes (por acaso chamava-se Lurdes, mas acho que era um pré-requisito para se ser professora primária, a tal influência francesa no ensino) me ensinou a calcular o perímetro de um quadrado, chamando-lhe cerca de um terreno num problema qualquer, em que o António (e era sempre o António) queria saber quantos metros de rede necessitava para cercar as suas cabrinhas! Tudo para mim fazia sentido: a soma de todos os lados parecia-me, neste jovem cérebro, lógica!
Porém, quando chegámos ao perímetro do poço do António, onde tirava água para matar a sede às suas cabrinhas (reparem na perniciosidade da D.ª Lurdes), o perímetro deixou de fazer sentido! E porquê?
Bem, a fórmula é esta: o perímetro de um círculo é igual ao diâmetro vezes o PI! Mas porque carga de água é que isto é o perímetro? O que me pareceu sempre é que, quer a D.ª Lurdes quer quem inventou a fórmula, e sublinhe-se a palavra “inventou”, chegaram à seguinte conclusão:
- Bem, não consigo somar os lados e não faço a mínima ideia de como se calcula o perímetro de um círculo, então vou inventar…
E o que há de melhor para uma invenção matemática do que o PI!!! O 3,14 parece, ou melhor, é um “tapa-buracos” na matemática e para disfarçar disseram que era infinito… Reparem no embuste: se é infinito, como sabem que é infinito?
Na matemática há uma lacuna, mete-se o PI e está resolvido! Aliás, soa-me que os nossos governantes ainda não descobriram o embuste, porque já teriam começado a resolver a crise com o PI! Então o Sócrates, simplificava-o e criaria uma fórmula (se tivesse andado na escola durante a semana) que resolveria, pelo menos, a Crise Mundial! As próprias Câmaras Municipais, já pensam em utilizá-lo para remendar as estradas, devido aos cortes orçamentais!
Há ainda outro tapa-buracos muito jeitoso na matemática a que se chama “raiz quadrada”, utilizada na mesma proporcionalidade do PI, só que não serve para tapar buracos nas estradas, porque simplesmente não soaria bem tapar um buraco com uma “raiz quadrada”!

P.S. Dou o meu lugar na fila da charcutaria de uma grande superfície que tem prejuízos avultados com as suas promoções para ajudar os portugueses, a quem nunca teve uma D. Lurdes como professora na escola primária! E mais, sou capaz de dar o meu lugar na fila a quem os problemas do perímetro nunca tiveram um António!

4 comentários:

Vic disse...

Há realmente algo melhor que o PI. É o PIPI que é um buraco que todos (bom, não todos) queremos tapar :)

Moyle disse...

Vic,

e, por deliciosa coincidência, buracos negros são coerentes tematicamente com o post que se segue :)

Teté disse...

Passo o lugar na charcutaria do tal hipermercado, mas a lição do PI foi proveitosa: pelo menos ficamos a saber porque é que os PMs se estiveram a borrifar para os estudos... :))

Moyle disse...

Teté,

borrifaram-se para o estudo próprio e estão em processo de dificultamento do estudo alheio :(